terça-feira, 26 de julho de 2011

Caros atletas,

Antes de mais queremos agradecer as felicitações que nos têm sido enviadas, julgamos estar à altura de as receber, mas temos consciência de que existem diversos aspectos que poderão ser melhorados, sabendo, tal como diz o Amigo Joaquim Antunes, que com o previsível crescimento que aprova venha a ter, aumentam as responsabilidades da Organização. Estamos preparados!

Acabamos de colocar os tempos de passagem dos atletas nas diversas praias ao longo da Prova (em alguns casos não existe registo de tempo, não foi tarefa fácil regista-los a todos, mas existe o registo do dorsal, que para nós, é o mais importante).

Em forma de conclusão, podemos dizer que participaram na Ultra Maratona Atlântica Melides - Tróia 2011, 263 atletas (mais 63 do que em 2010), dos quais 243 foram homens e 20 foram mulheres.

Chegaram a Tróia 248 atletas, o que significa que desistiram apenas 15 atletas (em 2010 tinham desistido 34 atletas).

O recorde feminino da prova foi superado em 2m11s, sendo actualmente de 3h42m44s.

Não vamos colocar online, nem vos vamos enviar por email, algo que sirva de modelo para registarem as vossas sugestões. Pedimos-vos apenas que, caso tenham alguma crítica ou sugestão a fazer, relativamente à edição deste ano e às futuras edições, as coloquem no blogue, ou as enviem directamente para o nosso endereço.

Até breve,

Divisão do Desporto da Câmara Municipal de Grândola.

19 comentários:

Alexandre Duarte disse...

Pergunto se este ano não haverá Fotodiplomas. É mais uma recordação interessante da prova de que gostava de dispor. Cumps. Alexandre Duarte

Anônimo disse...

Por vários motivos, (um dos quais com os horários e as falhas da emissão da reportagem pelo canal desportivo) não tive oportunidade de ver na Sportv2 a reportagem da Ultra Maratona de Melides »» Tróia 2011! Gostaria de saber se vão colocar no blogue a referida reportagem para que todos os atletas tenham oportunidade de ver?

Com os melhores cumprimentos,

quim fernandes disse...

então e os fotodiplomas?
cumps

joaquim fernandes

quim fernandes disse...

Para quem paga 20 euros pela prova que é manifestamente exagerado e que façam publicidade as vossas praias o minimo que se pede é que tenham os fotodiplomas desponiveis para os concorrentes

Fernando Andrade. disse...

O mínimo porquê, oh Quim Fernandes?
Alguém disse que os dava e não deu?
O "mínimo", que também é o "máximo" consiste em alcançar-se um estatuto de finisher numa prova tão exigente quanto esta.
Temos que compreender que os fotodiplomas oferecidos sabem bem mas tendo em consideração que o enorme esforço financeiro que a divulgação da Prova implicou, foi bem mais importante. Por outro lado, a Espiral Photo tem essa opção. É só escolher o "boneco" mais e requisitar.
Um outro "mínimo" que devemos ter em conta é as partilha do espírito aventureiro do Raide/UMA em que muito se exige de nós próprios e nada se exige dos outros.
A Organização está de Parabéns pelo trabalho feito e pelos progressos alcançados ao longo destas 7 edições. Um fotodiploma é um pormenor, que é importante sim, mas a sua falta não deslustra o trabalho de quem se empenhou ao máximo para o sucesso conseguido. Com todo o mérito.

Organização disse...

Boa tarde,
gostariamos de esclarecer os Atletas participantes na Ultra Maratona Atlântica Melides - Tróia que em momento algum a Organização da prova informou que iria ter disponíveis Fotodiplomas. Na edição deste ano optámos por entregar na chegada uma peça de artesanato feita por uma artesã do Concelho, onde se encontrava um Certificado de Participação. Entendemos que podemos e devemos diversificar de ano para ano, as ofertas que entregamos aos atletas, ofertas estas que este ano foram até bastante significativas, apesar de para nós, nunca serem de mais, pois reconhecemos o vosso esforço e gostamos de, dentro das nossas possibilidades, enriquecer a vossa participação o mais possível. Aproveitamos para vos informar que em breve será colocado no blogue da Ultra um link de acesso à reportagem transmitida pela Sport Tv2.
Agradecemos a vossa atenção.
Divisão Desporto C. M. Grândola

Não preciso de me identicar disse...

Julgo que as respostas dadas pelo Fernando Andrade e pela Organização, são suficientemente esclarecedoras, para as criticas apresentadas pelo "quim fernandes".
Como atleta participante na Ultra 2011, acrescento ainda que esses 20 euros "manifestamente exagerados", não são suficientes para pagar a camisola técnica que nos foi oferecida....Só por ai, vê-se que o objectivo da Prova não passa por ter lucros financeiros...
Tenha um pouco mais de tento na linguagem "quim fernandes".... há formas e formas para falar e expor as duvidas, criticar e apresentar novas ideias enriquecedoras... Desvalorizar o trabalho e o esforço desenvolvidos,que foram muito positivos, é que não fica bem a um "desportista" como o "quim fernandes".....
Saudações Desportivas

Fátima disse...

Tanta importancia tiene um fotodiploma? Nao merece crear mao ambiente por iso. Qualquer maratona em qualquer cidade europeia (incluída Lisboa)costa mais do duplo que a ultra maratona de Melides. A organizaçao debe ficar contente com o trabalho que fiz. Parabens.
Com os mehlores cumprimentos

PFernandes disse...

Parabéns à Organização por mais uma edição desta "nossa" Ultra.

Só uma sugestão:
-> será possível publicar o resultado do sorteio de lembranças realizado cerca das das 15h30? (nesta altura ainda eu estava em prova a fazer contas de cabeça para tentar chegar ao final antes das 8h00, e também não me recordo de se ter feito referência na entrega de prémios classificativos junto da marina).

Saudações desportivas,
Paulo Fernandes
(Lebres do Sado, 2ª participação, finisher em 7h52)

Miguel San-Payo disse...

Como é que posso saber a quilometragem nos pontos de controlo:
Aberta Nova;
Galé;
Pinheiro da Cruz;
Pego;
Carvalhal;
Comporta;
Sol Tróia.

Alexandre Duarte disse...

Miguel, é assim:
Aberta Nova = 5,5
Galé = 8,5
Pinheiro da Cruz = 14,5
Pego = 18,5
Carvalhal = 20
Comporta = 28,5
Soltróia = 37,5
Cumps
Alexandre Duarte

Nélio disse...

Eu pela primeira vez que fui á prova adorei e a organização estava exelente , nunca tinha feito na vida tantos kms e ainda por cima em areia , 4h31 nada mal , para o ano vou tentar baixar das 4 horas .
Em relação ao fotodiploma tb estava á espera dele mas pelo que percebi não vai haver.
Uma pergunta , estavam a tirar fotos á chegada onde as podemos ver ?
Saudações desportivas e para o ano lá .

Margarida disse...

As fotos da chegada e do percurso estão disponíveis no seguinte endereço:http://www.espiralphoto.com/gallery.php?gid=177

Aqui podem também adquirir o fotodiploma digital ou impresso scolhendo uma das vossas fotos.

Margarida Henriques
Espiralphto

João Pinto disse...

Muitos parabéns à organização.
A T-shirt oferecida é excelente. Os prémios sorteados no final são uma forma muito interessante de divulgar a região. A opção por um dia de marés acentuadas foi importante para diminuir o número de desistências.
Com pequenas melhorias de ano para ano esta prova pode aspirar a fazer parte de um grupo restrito de ultras a nível europeu (pelo menos).
Cumps. João Pinto

Joaquim Antunes disse...

Só agora dei por aqui um "giro", e relativamente ao que li tenho que colocar aqui a minha opinião.
Foi referida a falta dos fotodiplomas que aliás nunca foram prometidos nesta edição. Mas se realmente é uma falta que os atletas consideram importante, então há que colocar a questão de modo construtivo e concerteza a Organização irá equacionar o custo/benefício desta oferta para as próximas edições.
Agora, pôr em causa tudo o resto por esta falta...
Como já foi dito e bem, se calhar só a camisola que foi oferecida vale o valor da inscrição (já treinei com ela e é de excelente qualidade). O lanche oferecido na entrega de prémios foi de excelente qualidade. Os prémios oferecidos foram originais como em todas as edições e a zona de convívio final com fruta fresca e bebidas manteve a qualidade dos últimos anos. Para além disto foi feito um esforço enorme de divulgação, com resultados à vista e que abre a porta a mais patrocínios.
Perante isto só me vem à ideia a Maratona de Berlim em que alguns dos meus companheiros de treino participaram, e em que pagaram bem mais pela inscrição, e se queriam a camisola da prova tinham que a pagar à parte. Mas aí ninguém "mia" porque é a Maratona de Berlim, terras da Sra. Merkel...
Acho que devemos dar mais valor à qualidade dos nossos produtos quando são de qualidade, e este é.
Um abraço a todos e venha a Ultra 2012.

Joaquim Antunes
Costa de Caparica

Mário Videira disse...

Eu assino o que o Joaquim disse.....
estou a viver na suiça e participo em maratonas e se queremos uma medalha temos que compra-la quando fazemos a inscriçao.
Gostaria tambem de os parabens á organizaçao pelo bom trabalho realizado,

com os melhores cumprimentos

António C. disse...

Parabéns à organização, prova excelente, posso mesmo dizer 5 estrelas!
Quando é que vão colocar o filme da Ultra Maratona 2011 preparado pela PGM, para que todos o possam ver?

Um abraço e até para o ano

António Aires disse...

Os meus parabéns por esta excelente corrida.
Os abastecimentos funcionaram bem, a camisola oferecida é realmente muito boa. Também fiquei agradado pelo acompanhamento feito aos atletas durante a prova. Penso que os 20€ é um preço adequado.

Tenho no entanto uma crítica a fazer aos atletas e uma correspondente sugestão à organização:

vi demasiadas garrafas e papeis de barras energéticas no chão. Como é possível beber a água e deitar a garrafa para o chão da praia?
O incómodo é assim tão grande transportar a garrafa até encontrar um local para depositá-la ou até mesmo levá-la até ao fim da corrida?
Eu cheguei ao fim da corrida com duas garrafas amachucadas na mão e os papeis das barras dentro dos calções.

Qual a sugestão para a organização? Colocar estacas com um saco de lixo em locais bem escolhidos e indicar os quilómetros desses locais de forma a que os atletas vão a contar com isso.

Mensagem para os atletas que deitam lixo para o chão: tenham vergonha e sejam civilizados! Não haver locais para depositar o lixo não é razão para deitá-lo para o chão!

Mais uma vez parabéns à organização e esperemos que a prova venha a crescer pois merece-o!

Cumprimentos a todos
António Aires

Carlos Cardoso disse...

Gostaria de fazer a seguinte sugestão à organização, para a edição de 2012:
O desdobramento da categoria de Veteranos V, em mais uma ou duas categorias, (à semelhança dos escalões tradicionais e conhecidos).
Não é muito correcto em termos desportivos,incluir nesta categoria 27 atletas (os que se classificaram em 2011) com idades que vão desde os 55 aos 68 anos.
Numa simulação, (previsão) que fiz para a prova de 2012, os atletas da edição desde ano, estariam escalonados da seguinte forma:
De 55 a 59 anos - 14
De 60 a 64 anos - 8
De 65 a 69 anos - 5
Nota: Existem 4 atletas com 58 anos à data da edição deste ano e que em 2012, em função da data da prova, poderão ter 59 ou 60 anos.
Ainda que sejamos amantes da prova, pela sua beleza, dureza e desafio às nossas capacidades, todos nós gostariamos subir ao pódio desta prova.
Se a sugestão for bem aceite será mais um reforço de motivação para os atletas veteranos.
Reforço os Parabéns para a Organização da prova, e quanto ao Fotodiploma é uma bonita Recordação, para mais tarde ... Recordar e talvez valha a pena recuperá-la.
Uma Saudação muito especial para todos os atletas que terminaram a prova, é sinal de Força e Saúde.
Carlos Cardoso-GD BPI