quarta-feira, 16 de abril de 2008

O que é a Ultra Maratona Atlântica Melides - Tróia

Prova de Atletismo, percorrida na areia da praia, ao longo do Oceano Atlântico, ligando nos seus 43 km, a Praia de Melides e a Península de Tróia.

Para além de uma forte componente desportiva e competitiva, a Ultra Maratona Atlântica Melides – Tróia, divulga a todos os que nos visitam, atletas, acompanhantes e comunicação social, a beleza da paisagem e as potencialidades turísticas que o Concelho de Grândola apresenta, com a presença constante do Oceano Atlântico, da Serra da Arrábida e das dunas de cor avermelhada.

Em 2007 a Prova reuniu atletas portugueses, espanhóis, belgas e marroquinos, esperando-se em 2008 reforçar a sua internacionalização com a presença de várias centenas de atletas destes e de outros países.

Trata-se de uma competição única em Portugal e em toda a Europa, não só pela natureza do piso em que decorre, mas também pela auto-suficiência a que os atletas se submetem, transportando consigo desde o início, o abastecimento de que necessitam ao longo do percurso. Face à grande dificuldade física e psicológica, alguns atletas alternam a corrida e a marcha, não podendo em situação alguma transpor a duna primária.

A Ultra Maratona Atlântica Melides – Tróia é uma organização da Câmara Municipal de Grândola.

19 comentários:

João Carlos Correia disse...

De Portalegre é bem provável que participe um grupo com algum significado. A prova está a "despertar apetites" aqui no clube e já há 3 nomes quase quase certos ... e continua a promoção!
Força na divulgação do evento. Nós damos uma forcinha em
http://acportalegre.blog.pt

Anônimo disse...

eu alvaro rodrigues atleta da casa de benfica de faro já há muito que penso em participar nesta magnifica prova pelo que sei através de muitos colegas de desporto sei que é preciso ter muita preparação pela duresa que a prova tem em si mas penso que e tenho fé em que vai ser mais uma para o meu curriúlo só preciso de tirar umas duvidas mas para isso agradeço que me enviem o boletin de inscrição e todo o regulamento da prova para a seguinte morada alvaro rodrigues
quinta do romão lote g1-nº21-2º
8125 quarteira-algarve

meu contacto.962614945

Anônimo disse...

Álvaro, a ficha de inscrição, o regulamento e outras informações importantes encontram-se disponíveis no Blog (por baixo das fotos).

Anônimo disse...

ola sou jose ricardo sou do BRASI,ja madei varias mensagem .para voces e nao obtive resposta.

Anônimo disse...

a corrida é realizada pela areia seca?

Anônimo disse...

Eu gostava de participar mas seria a andar, com auxílio de bastões de caminhada (nordic walking). A intenção é passear por sítios a que normalmente não iria de outra forma.
Será que há uma vertente turística nesta prova (5 m/km dá para acabar dentro do tempo.)?
Posso usar os bastões de caminhada?
Se pretendem ter uma vertente turística porque não divulgar em sites de caminhada, há pessoas a fazer a mesma quilometragem em passeios pedestres, por exemplo "Travessia do concelho de Mafra" com aproximadamente 500 pessoas ou a "Travessia das Linhas de Torres" também com algumas centenas de participantes. Sei que o calor e a areia podem dificultar mas estas pessoas estão acostumadas à dificuldade do relevo.
Aguardo então uma resposta às minhas questões e desejo desde já muito êxito e boa sorte para o vosso Raid.

A. Sousa

Anônimo disse...

Eu queria dizer 5Km/h, a 5 m/KM ainda me arriscava a ganhar...:-)
A. Sousa

Alfredo disse...

Lá estarei se tudo correr bem e se Deus permitir...pois o dia de amanhã a Ele pertence, respeitando todos aqueles que não acreditam. Eu tenho estado a preparar-me, quando lá chegar, logo se vê!... a todos os meus adversários desejo desde já uma boa prova, contem comigo, sou duro de roer, irei tentar fazer o meu melhor. do Alfredo.

Alfredo disse...

Daqui a meia hora + ou -, aí vou eu para o treino... vou só, mas com todo o gosto e prazer, pois só assim, consigo alcançar as metas que tenho proposto a mim próprio... estando bem claro no meu espírito, que, só com a ajuda de Deus se consegue alguma coisa... é evidente, que nós temos que fazer a nossa parte, que é treinar, ter força de vontade e espírito de sacrifício, e a cabeça no lugar......sou velho mas sou duro de roer. do Alfredo.

Anônimo disse...

Já só faltam 3 semanas, rapaziada... animem-se, porque, cá o velho, continua com a preparação, e depois, é por pernas ao caminho, se der deu... o importante mesmo é chegar ao fim, sendo mais uma para a história, par mais tarde recordar. do Alfredo.

Anônimo disse...

Antunes diz lá alguma coisa!... estás muito calado. Cá o velho, desta vêz, terá que ter mais juizo, pois só na prova, é que se sabe como estamos, vemo-nos na prova... para lutarmos ombro a ombro se for necessário, com todo o respeito qe te tenho como adversário e com toda a dignidade que eu tenho como ser humano... até um dia destes, ou até à prova, do Alfredo.

Anônimo disse...

a todos os que já se inscreveram e que ainda venham a inscrever-se, aqui deixo o meu comentário: Independentememte do nivel de atletas que irão estar presentes, a todos eu deixo ficar aqui estas palavras, "que possamos participar, com um espírito de lealdade de transparência pela verdade desportiva de amizade e de um bom convivio uns com os outros". Que seja na areia, que realmente possamos provar que somos melhores que os outros... um grande abraço para todos. do Alfredo.

Anônimo disse...

Olá Alfredo, só agora vi aqui os teus comentários.
Vejo que estás a treinar em força que é sempre bom sinal, de que estamos vivos e com saúde.
Continuação de bons treinos e uma boa prova para ti. Lá nos encontraremos, e se for como das outras vezes lá vou andar a prova toda a ver se te agarro, Eh!Eh!Eh!

Um Grande Abraço
Joaquim Antunes

Anônimo disse...

Óla Antunes...estava a ver que não davas sinal de vida, então!...estás preparado?! cá o velho, vai fazer o melhor que poder...lá depois é que se vê, o trabalho de casa foi feito, depois logo se vê, um abraço e até á prova. para todos os restantes concorrentes fica também aqui registado um abraço.

Anônimo disse...

Velho dum cabrão parece que está senil

Anônimo disse...

boas a todos fui um dos vencedores das primeiras com 3h 18mint.meu nome e joao serralha do Montijo gostaria de quem tiver fotos ou revistas da altura se me podiam enviar para joaoserralha@hotmail.com e colegas para se prepararem para a prova o segredo esta em numca treinarem na areia mas sim dentro de agua teram uma surpressa posso dar mais imformacoes sobre o treino para a prova um abraso a todos obrigada

Anônimo disse...

Parabéns aos vencedores e a todos os que terminaram mais uma aventura na areia belíssima da costa alentejana!!
Este ano não pude estar presente, mas para o ano espero poder correr, mais uma vez, uma prova que não se compara a nenhuma outra!...
Boas férias para todos os que vão fazer uma pausa nas corridas!
Amélia Costa

Simon disse...

Bons dias a todos. Precisava duma dica( urgente). Estou bastante treinado nas longas distancias (hà um mes fiz uma prova de 50k) mas nunca correi na areia. Acham que era possivel tentar a prova na mesma? Ha riscos de natureza fisica (articulações,etc) ligados ã falta de treino especifico?
by Simon (Italia)

Anônimo disse...

Olá Simon,
Vamos colocar as tuas dúvidas no Facebook da Ultra Maratona Atlântica Melides – Tróia, para que os atletas possam fazer comentários e responderem às tuas dúvidas.
Tendo em conta que és atleta de longa distância e tens uma preparação física e psicológica correspondente às competições que realizas, julgamos que esta é uma boa oportunidade para tentares fazer a Prova no dia 22 de julho de 2012.
Como atleta que és, sabes que existem sempre riscos relacionados com a prática desportiva, dependendo sempre da carga, volume e intensidade.
Convidamos-te a vires participar na Ultra Maratona Atlântica 2012. Temos médicos e enfermeiros a percorrer todo o percurso da Prova em motos 4, para garantirem a assistência médica, temos a Cruz Vermelha Portuguesa no local da meta para garantirem a assistência sanitária e temos também na meta uma Escola de Massagens que garantem a recuperação muscular aos atletas.
Envia-nos um Email para desporto@cm-grandola.pt para podermos falar mais diretamente.
Saudações Desportivas