terça-feira, 18 de junho de 2013

Como sabem, a Ultra Maratona Atlântica Melides Tróia serviu de inspiração ao Projeto UMA – Ultra Maratona Atlântica, Instalação de Vídeo e Documentário, realizados por Carlos Gomes e Fran Lopez Reyes.
São trabalhos artísticos centrados no enquadramento paisagístico e territorial no envolvimento da Ultra Maratona Atlântica Melides - Tróia, levando-nos igualmente ao dia a dia da preparação dos atletas para a corrida, numa interação entre os realizadores, os atletas e as pessoas da região. O projeto acompanha igualmente os atletas ao longo da prova, revelando pensamentos e angústias, bem como, o sentimento de superação pessoal e a felicidade de quem termina uma corrida com a exigência física e psicológica da Ultra.
Inaugurada em Novembro de 2011 no Festival Temp d´Images, em Lisboa, a Instalação de Vídeo UMA esteve já presente no Festival Videoarte de Atenas e no Festival Internacional de Videoarte de Camaguey em Cuba, tendo igualmente sido apresentada no Casino de Tróia, durante o mês de Julho de 2012.
O Documentário, concluído mais recentemente, esteve no Brasil numa primeira apresentação pública, no passado mês de Maio, na Mostra de Cinema Documental Português, intitulada “Portugal - Diversos Olhares Sobre um Território Diverso”, integrada na Programação do “Ano de Portugal mo Brasil”.
São imagens do folheto promocional deste grande Evento decorrido em São Paulo, que vos deixamos de seguida, com a certeza de que em breve, todos teremos oportunidade de visualizar este Documentário, na nossa Região.










Nenhum comentário: