quarta-feira, 6 de julho de 2011

Caros atletas,

Mais uma semaninha e estamos em plena Ultra Maratona. Ainda serão editadas algumas recomendações até ao dia 16, mas vamos aproveitar para apresentar pequenas notas importantes relativamente à vossa participação na Prova. Caso surjam dúvidas após leitura deste mail ou, caso existam outros assuntos que gostariam de ver esclarecidos, queiram por favor contactar-nos. Estaremos sempre disponíveis para responder às vossas questões.

2011 é sem dívida o ano dos recordes, de atletas inscritos, de atletas do sexo feminino inscritas, de atletas residentes no estrangeiro, etc. Quem sabe se será o ano do recorde da Prova?

Estão inscritos neste momento 261 atletas, dos quais 22 são Senhoras. Para além destes atletas, existem ainda pré-inscrições, as quais, para serem consideradas válidas, têm de ser confirmadas até às 24h do dia 12 de Julho. Para além dessa data não poderemos receber mais inscrições.

Os Clubes com Equipa formada são 22, existindo no entanto um total de 98 Clubes representados.

Aos Amigos Fernando Andrade e Analice Silva, um pequeno esclarecimento por não termos feito referência aos vossos nomes no texto colocado no blogue no dia 15 Junho. Como devem ter reparado, não tínhamos connosco nessa data, a vossa inscrição para a edição de 2011 e como estávamos a referir os atletas já inscritos, que tinham realizado as anteriores 6 edições, não vos incluímos… Agora sim, podemos afirmar que continuamos com os mesmo 6 finalistas que tivemos em 2010.

Seguem-se algumas notas:

TRANSPORTE DE TRÓIA PARA MELIDES:

Para quem vem de barco de Setúbal, o único barco que vos permite apanhar o transporte da Câmara Municipal para Melides, com saída de Tróia às 6h45, é o barco que sai às 6h20 de Setúbal, do cais 3, com destino à Ponta do Adoxe em Tróia (o cais mais antigo, junto à Marina, onde se vão encontrar os autocarros do município). Este barco só traz passageiros, não podem trazer viaturas.

Não há nenhum barco com saída de Setúbal e destino ao Cais Novo, com transporte de viaturas, que permita aos atletas apanharem o transporte da Câmara para Melides (em 2010 existia um barco que permitia, mas em 2011 já não existe).

Os autocarros sairão de Tróia, logo que todos se instalem, de forma a chegarmos a Melides o mais cedo possível. Pedimos assim aos atletas que nos facilitem este processo de embarque, quer os que vêm nos barcos, quer os que vão até Tróia de carro para utilizarem o nosso transporte.

Para os atletas que chegam a Tróia com carro, informamos ainda que existem em Tróia diversos Parques de Estacionamento com exploração privada, onde poderão estacionar as vossas viaturas, a um custo aproximado de 0,60 € / hora, aberto 24 horas por dia. Um deles, o P3, fica situado a cerca de 150 metros da zona de estacionamento dos autocarros da organização. Poderão em alternativa, procurar outro tipo de estacionamento em Tróia, ficando ao critério de cada atleta.

Caso pretendam outras informações relativas aos barcos de Setúbal para Tróia e de Tróia para Setúbal, poderão consultar o site www.atlanticferries.pt

SECRETARIADO:

O Secretariado da prova vai funcionar no final da passadeira pedonal na Praia de Melides (no mesmo local onde funcionou em 2010), junto á zona da areia, devendo as viaturas ficar estacionadas no Parque de Estacionamento situado junto aos Restaurantes da Praia.

. O Secretariado funcionará entre as 7h00 e as 8h00, para entrega de dorsais, chips e abastecimento. Por questões de segurança, os dorsais serão entregues individualmente, pois só desta forma conseguimos assegurar um conhecimento exacto do nº de atletas que se vão encontrar em Prova.

. No Secretariado os atletas recebem igualmente a camisola técnica alusiva à Ultra Maratona. Chamamos a atenção para o facto de não conseguirmos garantir os tamanhos solicitados por todos os atletas, atendendo a que não nos foram disponibilizadas camisolas de tamanho inferior ao M (médio).

. O habitual breafing, será efectuado pelas 8h30, junto ao Pórtico da Partida.

. A partida será efectuada às 9h00, tal como previsto em Regulamento, prevendo que a baixa mar seja registada entre as 10h30 (Porto de Sines) e as 11h00 (Porto de Setúbal).

IDENTIFICAÇÃO DA DISTÂNCIA PERCORRIDA

Ao longo do percurso estarão identificados os quilómetros já percorridos, nas Praias por onde os atletas passam ou em zonas não balneares. As distâncias assinaladas são as seguintes:

5,5 km . 8,5 km . 10 km . 14,5 km . 18,5 km . 20 km . 28,5 km . 30 km . 37,5 km . 40 km . 43 km (final)

REGISTO ELECTRONICO

O registo electrónico será efectuado à chegada a Tróia, mantendo-se o registo manual de passagem nas diversas praias, de forma a podermos informar os atletas do seu tempo em cada um dos pontos de passagem.

Chamamos a atenção para a necessidade de os atletas terem obrigatoriamente de passar junto à bandeira dos Km existente em cada praia, de forma a garantirem o seu registo, atendendo a que é obrigatória a existência de registo de passagem em todas as praias, garantindo que todo o percurso é efectuado pela areia.

ENTREGA DE PRÉMIOS

. Os Prémios de Classificação serão entregues cerca das 17h30, na Marina de Tróia, local onde será oferecido um Lanche Convívio aos atletas.

. Cerca das 15h00 será realizado um sorteio, na presença dos atletas, junto à zona de meta, relativamente a diversas ofertas de refeições e alojamentos da Região de Grândola. Os atletas cujo número do dorsal seja sorteado, que não se encontrem, por algum motivo, na zona do sorteio, poderão levantar o Prémio no Secretariado ou durante a Cerimónia de Entrega de Prémios.

. Na chegada à Meta, os atletas recebem um saco com alguns brindes, uma pequena peça de artesanato e um Diploma de participação.

OUTRAS INFORMAÇÕES:

. Os atletas que por algum motivo necessitem de desistir, deverão levantar o seu saco na zona de meta, em Tróia.

. Em todas as Praias existem locais de recolha de lixo, junto aos elementos da organização. Apelamos aos atletas para não abandonarem lixo ao longo do percurso e para utilizarem os locais apropriados.

. Entrega de 1 litro de água a cada atleta na Praia da Comporta (duas garrafas de 0,5 lt). Não é autorizado qualquer outro abastecimento líquido ou sólido, ao longo do percurso. Todos os atletas que forem vistos pela organização a receber abastecimento, são desclassificados.

. A Prova encerra às 17h00, hora a partir da qual, os atletas que ainda não tiverem passado a Praia de Soltróia, deverão terminar a sua corrida na Praia mais próxima.

. Confirmamos a existência do serviço de recolha de mochilas em Melides, junto ao Secretariado, em Melides, as quais serão devolvidas aos atletas, contra apresentação do dorsal, em Tróia, também junto ao Secretariado.

. Confirmamos igualmente que na zona de chegada os atletas terão acesso a alguma fruta e bebidas.

. Contamos novamente com a presença de Técnicos da Cruz Vermelha Portuguesa em Tróia, bem como, com a presença de um Médico e Enfermeiro no percurso da Prova, de um Enfermeiro na Praia da Comporta e dos Bombeiros Voluntários de Grândola, a percorrer todas as praias. Estará ainda presente uma Escola de Massagem em Tróia, no sentido de aumentarmos o número de assistências em simultâneo aos atletas.

Tal como já tínhamos anunciado anteriormente, contamos com a presença do Atleta Maratonista e Campeão Olímpico Carlos Lopes, que simpática e prontamente aceitou o nosso convite para acompanhar toda a Competição.

Fazemos votos de bom final de preparação e de uma boa Prova para todos.

Despedimo-nos até breve.

Divisão do Desporto da Câmara Municipal de Grândola

3 comentários:

Alexandre Duarte disse...

Deixo a sugestão, que pode clarificar quanto a mim a questão do transporte fluvial para Tróia. Para mim, esta é a única vez que utilizo os barcos para atravessar o Sado em direcção a Tróia. Ficava mais claro que identificassem os barcos como simplesmente "o CATAMARAN das 06:20"! O ano passado eu que até nem sabia que havia duas travessias para Tróia, andei às 06 da manhã dum lado para o outro à procura do barco! Uma vez que a Atlantic Ferries identifica as carreiras como o "FERRY" e o "CATAMARAN", se empregarmos os mesmos termos fica mais fácil para a malta que não conhece nada (ou quase) daquilo! De costas para Setúbal e de frente para o Rio, o Cais dos CATAMARANS fica mais para a direita e o dos Ferrys mais à esquerda!
Parabéns à Organização pela atenção que dispensa aos participantes e até dia 17.
AlexDuarte

Joaquim Antunes disse...

Olá a todos

Começo por dar os parabéns à Câmara Municipal de Grândola e nomeadamente aqueles que mais perto vivem o RAID/Ultra Maratona, por mais um salto qualitativo este ano. Nunca tinha havido tantos atletas inscritos e a isto não é alheia a divulgação que tem sido feita mesmo além fronteiras, que já está a dar frutos e mais dará concerteza nos próximos anos.

Relativamente aos transportes para Tróia, estava com o mesmo problema do Alexandre. Onde fica o tal Cais3? É perto dos Ferrys? Já fiquei a saber que é para a direita... é que àquela hora não dá muito para andar a perguntar...

Abraço a todos
Joaquim Antunes

Sara disse...

Eu acho que é muito bonito participar nestas actividades, mas não se pode sempre ter tempo suficiente para fazer isso, mas se o desejo é por isso que eu acho que esse ano vou tentar trabalhar um pouco menos em restaurantes em sp e cuidar da minha saúde.