terça-feira, 24 de julho de 2012

Olá a todos,

Como já devem ter reparado, colocamos as classificações da edição 2012 da Ultra Maratona Atlântica Melides – Tróia, no blogue. As mesmas estão disponíveis igualmente na página do Município de Grândola.

Gostaríamos de engrandecer o diálogo que tem existido entre os atletas participantes. Retiraremos desse diálogo, sugestões para edições futuras da Ultra, até porque, tal como referem alguns atletas, a organização da Ultra Maratona Atlântica Melides - Tróia, tem por hábito ouvir o que dizem os atletas, antes e depois de cada edição.

Gostaríamos de vos deixar algumas notas, as quais consideramos importantes para a continuidade deste vosso diálogo:

. Entre 1987 e 1991, a Câmara Municipal de Grândola organizou o Raid Pedestre Melides - Tróia, Prova que está na memória de alguns de vocês. O Raid, era realizado em absoluta autossuficiência, característica que marcava a diferença, quando comparado com as restantes competições do género. Após alguns anos de interrupção, em 2005 o Raid voltou a ser organizado, no sentido Melides - Tróia, mantendo-se o sistema de autossuficiência. A partir de 2006, a Câmara Municipal de Grândola, com o objetivo de “acautelar quem não se sabe acautelar”, optou por introduzir um único abastecimento na Praia da Comporta, mantendo a impossibilidade de os atletas receberem qualquer outro abastecimento, de forma a não descaracterizar por completo o original Raid Pedestre, mantendo a diferenciação entre esta Prova e as restantes Provas que todos vocês conhecem. Na altura recebemos algumas críticas, tendo, apesar disso, sido mantida esta medida, a qual, do nosso ponto de vista, pode vir a ser fundamental na salvaguarda de algum episodio de desidratação extrema.

. Relativamente ao abastecimento na Praia da Comporta, foram 900 águas de 0,5 lt para a Praia, de forma a garantir que a todos os atletas fossem disponibilizadas duas garrafas. O patrocinador que nos garantiu as 900 águas, teria disponibilizado 2.000 se tivesse sido esse o nosso pedido, pelo que, não houve qualquer medida de contenção em relação a este aspeto e consideramos até injusto, se nos permitem a sinceridade, que seja colocada em causa a credibilidade da Prova com esta questão. Se algum atleta recebeu duas garrafas de água de 0,33 lt, em vez de receber duas garrafas de água de 0,5 lt, tratou-se de uma falha pontual, no local, da pessoa que agarrou erradamente nas garrafa, situação que não pirá repetir-se em mais nenhuma outra edição, porque não serão enviadas em edições futuras, garrafas de 0,33 lt para a praia do abastecimento. Aos atletas lesados pedimos as nossas desculpas.

. Relativamente aos prémios monetários, o facto de o valor destes se manter inalterado desde 2005, é demonstrativo de que não são para a organização da Prova, um fator de valorização máxima. Gostaríamos de poder em edições futuras, manter este valor e conseguir em simultâneo aumentar as lembranças a oferecer aos atletas, a todos os atletas que concluam a Prova. Realizaremos todos os esforços para que tal seja possível. Relativamente aos Prémios de participação, em 2011 optamos por oferecer uma peça de artesanato a todos os atletas que concluíram a Ultra, em substituição do fotodiploma disponibilizado nas edições anteriores, com o objetivo de diversificarmos as ofertas. Na edição de 2012, porque ficamos sensíveis às reações de alguns atletas na edição anterior, voltamos ao modelo anterior, e contratualizamos o serviço de disponibilização dos fotodiplomas, os quais aproveitamos para informar que estarão disponíveis muito em breve no nosso blogue, para poderem ser copiados pelos atletas.

. Quanto à questão do lixo que os atletas abandonam literalmente ao longo do percurso, iremos procurar nas edições futuras, colocar mais recipientes para lixo. Não de 2 em 2 km como um atleta sugere, o que nos parece exagerado, mas com um intervalo mais curto do intervalo atualmente existente.

. A falta de assistência que alguns atletas referem, poderá de certa forma ter resultado da avaria de uma das motas que estavam no terreno, e da necessidade de reformular a distribuição das restantes viaturas pelo percurso. Vamos realizar uma análise mais cuidada desta questão, no sentido de percebermos o que poderá ter corrido menos bem, para poder ser melhorado nas próximas edições.

. Por último, relativamente às camisolas técnicas, reconhecemos que as mesmas deveriam apresentar o logo da Prova, não existindo nenhum sentimento de falta de reconhecimento do esforço dos atletas. Tratou-se de uma decisão tomada sem ter sido refletida suficientemente, de certa forma influenciada pela contenção financeira em que nos encontramos. Sem remédio à vista, resta-nos tudo fazer para que a mesma não se verifique em edições futuras.

Aproveitamos para disponibilizar algumas fotografias e para vos felicitar a todos, pela vossa participação na Ultra Maratona Atlântica 2012.

Agradecemos os patrocínios e apoios que recebemos, quer de empresas, quer de organizações sem fins lucrativos e de pessoas individualmente, sem os quais não seria fácil organizar mais esta Edição da Ultra Maratona Atlântica.

Entraremos em contacto convosco muito em breve.

Divisão do Desporto da Câmara Municipal de Grândola.





5 comentários:

Fernando Andrade. disse...

Quando uma organização tem a humildade de reconhecer os erros cometidos -até aqueles que não são da sua responsabilidade- revela uma grandeza que, a todos os níveis deve ser enaltecida. É verdade que gostava que a T-shirt contivesse o logo da prova, pois é sempre motivo de orgulho exibir o simbolo de um feito nada fácil de conseguir. Por qualquer razão, bem ou mal ponderada, isso não aconteceu. Paciência, temos em alternativa os fotodiplomas. No ano transacto, não me lembro de alguém comentar favoravelmente a t-shirt oferecida, mas lembro-me bem de que houve quem viesse falar que "um fotodiploma era o mínimo que se podia oferecer numa prova destas". Dizem também que os prémios monetários complicam o orçamento da prova! Verdade. Mas são ou não merecidos? Qual de nós, anónimos, foi fazer a prova à espera de receber mais do que aquilo que recebeu? O grande prémio era chegar ao fim e isso fica devidamente documentado. Quanto ao lixo deixado na praia, que é lastimável, ao contrário do que é dito - colocar caixotes do lixo de x em x km - acho que isso não pode funcionar por causa das marés. A rota dos atletas estará a ser alterada com a descida ou subida das águas e os porcos não irão desviar-se um metro para deixar a embalagem do gel ou a garrafa no recipiente do lixo, peloque tudo poderia repetir-se. Neste particular, o que defendo é uma forte penalização para os prevaricadores. Como saber quem foram? Através do controlo na partida. À chegada todos teriam de apresentar as embalagens daquilo que levaram, sob pena de penalização ou mesmo desclassificação.Com um alerta bem feito tenho cá uma fé que isto funcionava.
Não tenho qualquer crítica a fazer em relação à Prova òu à forma como foi controlada. Ou melhor: tenho uma, que se relaciona com o transporte de Tróia para Melides. Não me parece razoável que o serviço custasse 2€ (muito certo) mas a solicitação de alteração custasse 3€, obrigando o atleta ao pagamento de 5€. Parece-me uma pena excessiva, quando ainda há pouco tempo o serviço era completamente gratuito.
De resto, só quero felicitar a Câmara de Grândola por tão bem continuar a promover esta bela Prova, tendo como resultado o aumento substancial de participação.
Parabéns a todos os envolvidos na UMA e faço votos para que continuem a apostar nela. Da minha parte, enquanto puder, não deixarei de participar.
E Muito Obrigado.

Joaquim Antunes disse...

Olá a todos
Não podia deixar de comentar a prova que eu desde sempre mais gosto de fazer. É a minha 10ª participação (3 na 1ª época e 7 agora). Só agora li os comentários, muitos deles coincidentes com aquilo que eu tinha para dizer.
Em primeiro lugar tenho que deixar aqui e mais uma vez os meus parabéns à CMG e nomeadamente à sua Divisão de Desporto pelo incrível trabalho de divulgação da prova, que tem feito com que esta cresça de ano para ano (400 atletas já não brincadeira nenhuma).
Vou agora referir aqueles que para mim foram os pontos positivos e negativos.
Positivos (melhoria em relação ao ano passado):
1- O já referido aumento significativo de participantes, com grande aumento percentual no setor feminino.
2- O espaço na chegada estava bastante melhor que em 2011
3- Nunca vi tanto apoio e incentivo aos atletas, pelas praias onde ia passando. Penso que também isto é fruto da divulgação que a prova tem tido junto da população.
Negativos (Alguns deles já referidos)
1- Abastecimentos - Está no regulamento. Isto é uma prova aventura temos que nos precaver para tal. Em minha opinião devia ser 100% de autossuficiência (em vez de 2 l de água já sabia que tinha que levar 3 l). Mas já uma vez ia sendo trucidado num fórum por dar esta opinião...
2- Lembranças para todos – Penso que foi uma falha grave. Quem termina uma prova destas tem que ter algo de recordação (eu bem procurei no saco da chegada, mas...). Penso que o fotodiploma não substitui essa lembrança que até tem sido bastante original em edições anteriores.
3- Camisola – Sem o logotipo da prova ?!!
4- Lixo – Já em anos anteriores referi que a partir da Comporta, é a travessia do deserto. Não encontrei ninguém da Organização a quem deixar as garrafas vazias. Até aí vou deixando nos postos de controlo. Deixei uma a um banhista a quem pedi. Mas o mais estranho é que acenei a duas moto4 da Cruz Vermelha, apontando para a garrafa e eles responderam que não podiam aceitar !!!! Se virem a minha foto da chegada podem reparar que ainda levo uma garrafa vazia na mão e podem crer que naquela altura pesa como chumbo!
5- Lanche e entrega de prémios – Aqui perdeu-se tudo o que de bom eu tinha elogiado no ano passado. O lanche quase não se viu (é a troika...). O espaço nem dava para nos mexermos. Perdeu-se o bom ambiente de convívio que tivemos em 2011 cá em baixo.
E com isto espero contribuir para melhorar uma prova que fará sempre parte da minha vida. Obrigado a todos vocês, um abraço para todos os meus amigos atletas e para o ano lá estaremos (com mais de 500 ?...)
Joaquim Antunes

joaquim adelino disse...

Para não me repetir deixo o link de acesso ao meu blogue onde tenho a oportunidade de escrever sobre tudo o que vou vivendo a cada prova que faço. Esta foi a 3ª edição em que participei e voltarei sempre se para isso as forças não me faltarem. Não sou crítico mas escrevi o que me pareceu correto, sobre mim e sobre a organização da prova, mais concretamente sobre os abastecimentos, peço a melhor atenção para a análise a esse pormenor.
Com os melhores cumprimentos.
Joaquim Adelino
http://joaquimadelino.blogspot.pt/

Anônimo disse...

Bom dia, é apenas para rectificar a classificação por equipas, visto que a minha equipa não está a aparecer na classificação por equipas, sendo que totalizamos 480 ponto, ficando assim em 22º, a classificação dos atletas da equipa, foram os seguinte: Ricardo Pinho 79º, Pedro Fragosa 167º e José Silva 234º, ficaríamos gratos se a tabela da classificação fosse corrigida.
Com os melhores cumprimentos.
Corvos Loucos

António Almeida disse...

Critiquei bastante a questão das 2 garrafinhas de 0,33 (em vez do litro de água), pelo que dissem e apesar de ter sido uma falha foi muito menor do que me pareceu ser já que segundo aprece poucos foram afectados, o que também faz todo o sentido já que poucos se queixaram.
Quanto ao resto o pior mesmo como já refei foram os porcos e não será com caixotes mesmo de 2 em 2 quilómetros que os porcos deixam de ser porcos, aqui têm mesmo que melhorar muito em 2013 se querem continuar a ter permissão para realizar a prova porque muito sinceramente depois do que vi este ano e a repetir-se a situação em 2013 não sei não...
Gostei de ler que pretendem que a prova continue diferente mantendo a semi-autosuficiência...apesar de algumas vozes que vieram reclamar mais abastecimentos.
Da minha parte e pelo que têm feito nso últimos anos continuo a achar que merece que continuemos do vosso lado, promovendo junto dos nossos amigos das corridas a UMA.
Por fim renovo os parabéns a todos que tiveram a coragem de partir, igualmente à organização e voluntários.
Cumprimentos.