terça-feira, 3 de agosto de 2010

Caros Ultra Maratonistas,

Agora que todos os registos estão actualizados, estamos em condições de apresentar o balanço desta Edição da Ultra Maratona Atlântica Melides Tróia 2010:

Partiram 200 atletas em Melides, um bonito número, que nos aumenta a responsabilidade para as próximas edições, mas que nos transmite um forte sentimento de alegria e reconhecimento.

Infelizmente, nem todos conseguiram chegar a Tróia, tendo desistido um total de 34 atletas (5 no Pinheiro da Cruz, 2 no Carvalhal, 24 na Comporta e 3 em Soltróia), devido essencialmente a dois factores: a maré e as condições do piso no dia 1 de Agosto que não ajudaram (apesar de ser a melhor data entre as diversas opções) e o facto de termos um elevado número de atletas que realizaram a Prova pela primeira vez, não conhecendo a sua dureza e por esse motivo, talvez não se tendo preparado da melhor forma.

Apesar de tudo, esperamos que a Prova tenha sido do agrado de todos.

Aqueles que nos queiram enviar sugestões para as próximas edições (já recebemos algumas…) ou críticas a alguns aspectos que tenham corrido menos bem (também já temos algumas…), podem faze-lo, ficaremos gratos.

Informamos que estão já disponíveis os Tempos de Passagem em cada Praia e a lista de desistências e já actualizamos a lista de chegada e a classificação de cada escalão, com 2 atletas que não tinham sido contemplados, facto pelo qual lhes pedimos desculpa.

Aproveitamos para referir uma situação, com a qual ficámos um pouco desagradados:

Dos cerca de 150 atletas que pediram transporte para Melides, 60 não compareceram, o que nos fez alugar um autocarro sem necessidade e termos perdido algum tempo em Tróia à espera dos que, estando na lista, ainda não tinham chegado. A prestação deste serviço por parte da Organização da Ultra, terá assim de ser revista em 2011.

Por último, informamos que dentro de 1 a 2 dias, poderão ter acesso neste blog, aos FOTODIPLOMAS com a fotografia de chegada e a respectiva classificação, bastando para tal seleccionar o vosso nome no ficheiro existente. Caso tenham alguma dificuldade em ter acesso ao documento, não hesitem em contactar-nos.

Cumprimentos,

Divisão do Desporto da Câmara Municipal de Grândola


6 comentários:

Luis Parro disse...

Bom + para organização.
O que falhou foi:
1)As bebidas na meta não estavam frescas
2)Os massagistas quando estavam apenas 5 atletas para massajar foram lanchar ali á nossa frente após termos feito 7/8horas de prova e depois disseram para a geral que as massagens iam fechar e houve um atleta que se foi embora pois ficou incomodado com a maneira como estava a ser tratado.
Não sabem ao que vão...não têm vergonha de ver atletas que pagaram para eles estarem ali á a espera e os meninos a comer a sua sandocha, todos ao mesmo tempo...e o que dizer de um elemento da Cruz Vermelha a mandar a sua bela cervejola (lata FINK do LIDL) abaixo refastelado na tenda!!!!
Não fico muito satisfeito a ter aminha vida nas mãos de quem na hora de serviço manda umas "jolas"abaixo nem de quem com os clientes á frente mete "hora do lanche".
Para quem paga 20€ de inscrição acho que deveria haver mais atenção pelos atletas que chegam mais atrasados, senão façam o limite de prova para 5HORAS!!!!!
Luis Parro

Unknown disse...

Olá! Esta foi a minha 1ª vez que fiz a prova (já era um sonho deste criança)! Fazendo um balanço da prova, fico muito contente com a organização e com o espírito de todos os atletas. Estão ambos de parabéns. Este ano, pelo que ouvi, a prova foi excepcionalmente dura e é de louvar todos aqueles que se esforçaram nas areias grandolenses. Pontos negativos, gostaria só de salientar um que me fez muita confusão, mas acaba por ser uma coisa que depende de cada atleta, que foi o lixo que alguns foram deitando pelo caminho: para além de LAMENTÁVEL é uma grande falta de civismo.
- -
Quanto às sugestões gostaria de fazer algumas. Eu penso que esta prova, dada a sua natureza tão especial, o cenário em que se insere, o esforço tremendo dos atletas e a dureza do percurso, tem MUITO espaço para crescer. Pode-me chamar de sonhador, ou até de ingénuo, mas penso que uma prova destas TEM CALIBRE (encontrados os adequados patrocínios é claro!) para ser uma coisa equivalente a muitas provas míticas por esse mundo fora. Um helicóptero no ar, uma transmissão em directo na TV, alguns anúncios daqueles bem ao estilo dos Ironman's no Hawaii (que arrepiam a espinha) para despertar curiosidades e aventureiros, e tínhamos nós aqui uma prova que movia milhares de pessoas. Na volta ainda apareciam uns Quenianos.. =) Teria que se pensar eventualmente em provas paralelas de menor distância para aumentar a adesão (como é o caso das Meias-Maratonas, com as corridas das famílias, dos avós etc..). Mas imaginem só! Além de se criar uma mística tremenda com esta prova, e isso digo-lhes que É POSSÍVEL havendo vontade, tínhamos aqui uma oportunidade excelente para dinamizar o Desporto, Grândola, o Alentejo e acima de tudo Portugal. Patrocínios não faltam! Além do Turismo, tínhamos as grandes marcas como a EDP, GALP, HERDADE DA COMPORTA, RED BULL, SALOMON, you name it! Como dizia o pensador: "Nascer Português não é uma Fatalidade"… Dinamizemos uma prova como esta porque todos os que nela participaram sabem que ela merece. Com os melhores cumprimentos a todos!
Tiago Lança

Jorge Branco disse...

Tenho o sonho de um dia fazer essa prova e espero que o egoísmo de alguns não faça com que a organização acabe com o transporte de autocarro.
Sugiro que cobrem uma taxa (mesmo que pequena) pela utilização do autocarro e isso talvez evite inscrições desnecessárias.

Nuno Rocha - Ultra Trail Runner disse...

Fantástica organização, para mim nota 20 e com um futuro muito promissor. Nota negativa aos atletas pelo lixo que deixaram ao longo de todo o percurso. Nuno Rocha

Anônimo disse...

saliento o que o Luis Parro diz eu vim do norte com duas diretas uma de trabalho e a outra fiquei no carro ate há espera do autocarro e terminei a prova com 6h11m muito bom para a primeira vez mas completamente esgotado quase que desmaiava foi preçisso pedir por favor para me darem uma garrafa de agua porque os do staff tavam todos acentados nas cadeiras de esplanada e a sombra e não queriam levantar porque se calhar era mais um que tava a chegar que se lixe.já agora queria mandar um abraço a todos que terminaram porque foi bastante duro mas tambem se fosse facil toda gente vinha e terminav e não tinha graça.

Bruno disse...

Em relação ao comentario negativo que fiz do staff sobre a minha chegada não e todo a criticar a organização acho que estiveram bastante durante toda a prova, mas foi uma situação que me aconteceu há chegada.Bruno Marques